sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Os Palhaços do Homem

Tenho 42 anos e parece quase ridículo dizer isto mas a verdade é que só há cerca de um ano é que comecei a perceber como é sujo e hipócrita o mundo que rodeia os Animais.

Não há dúvida que os Animais são por vezes autênticos palhaços nas nossas mãos e a humanidade está a voltar a ter a mesma decência e respeito que tinha provavelmente na Idade do Gelo. Os Animais servem apenas enquanto, e se, nos divertem. Não são respeitados como seres importantes e individuais.

Isto, infelizmente, passa um pouco por todos os meios. Tenho visto desrespeito e maldade em associações, em clínicas, no mundo dos criadores, em lojas de Animais e nas próprias famílias que, supostamente, devem amá-los como membros de família.

Em todos estes meios que referi há excepções, felizmente, mas a verdade é que todos temos que parar um pouco e pensar no que estamos a fazer.

Infelizmente, para além de criar Bosques da Noruega, também profissionalmente estou ligada a este mundo pois trabalho numa loja de Animais e tenho por isso uma visão alargada e uma dose de realidade muito grande.

Amar os animais é muito bonito mas não chega!! É preciso sobretudo respeitá-los! Eles não são, e não podem ser, palhaços nas nossas mãos! São bons demais para serem apenas isso... Não estão no mundo para nos servir! Nós que somos "os humanos" e supostamente os seres racionais nesta Ordem devemos, de facto, mostrar a nossa supremacia em relação aos outros seres vivos. Tratando, educando, amando e respeitando estas pequenas maravilhas.

Cuidado!! Daqui a nada passamos nós a ser "os animais" do mundo.

Há uns meses atrás, o mundo comentou o triste feito de um pintor que, por arte, pegou num cão sem dono que viu na rua, levou-o para a galeria, amarrou-o com uma corda e deixou-o morrer... Sem respeito... Sem carinho... Sozinho... à frente de toda a gente.

O que acontece todos os dias no mundo? Coisas que não vemos... Que não comentamos... mas todos os dias há palhacinhos a morrer... talvez não por arte.

O que fazem alguns donos de lojas de Animais quando aceitam um gatinho bebé ou um cãozinho abandonado e o põem numa jaula há espera? Arte? Caridade? De comer pelo menos dão-lhe mas... e se ficar doente? Tratam dele? Gastam dinheiro com ele? ou deixam-no simplesmente ali... abandonado à sua sorte. Pode ser que alguém o leve e trate dele, pode ser que ainda ganhem algum dinheiro à custa da sua miséria... E o palhacinho indefeso ali fica! À espera do aconchego da morte ou do carinho de um doce lar!

Eu própria tenho questionado muito o que faço. Iniciei a criação de gatinhos com um sonho. Para mim era tudo arco-íris e gatinhos fofos a brincar. Infelizmente, a dura realidade veio de TGV e este mundo não é assim tão cor-de-rosa. Sem me aperceber, eu própria já criei alguns palhacinhos, brinquedos descartáveis para crianças, adornos de luxo para apartamentos, objectos para expor,... :-( Agora estou muito mais atenta e desconfiada.
Felizmente, a maior parte dos meus gatinhos, são gatinhos felizes e foram aceites como parte da família. É isto que me dá força para já para continuar, o grande e bom reverso da medalha!
Alguns gatinhos, dizem-me os donos, são responsáveis por "Humanizar" alguns membros da família menos receptivos. Engraçado não é? Os Animais é que por vezes nos tornam um pouco mais Humanos.
Não gosto nem quero utilizar este Blog para falar e aborrecer as pessoas com conversas longas e penosas. Gostaria de vos trazer apenas alegria e a suavidade do olhar e das formas destes seres tão especiais mas, de facto, nos últimos dias tenho presenciado acções vergonhosas da parte de "amantes dos Animais" e não podia deixar de tentar de algum modo chamar a atenção de todos. Porque todos temos as nossas culpas!
A rotina do dia a dia por vezes embrutece-nos a alma!
Por favor acordem e respeitem!
Mesmo que não goste de Animais, não empurre com desprezo o gatinho esfomeado que na rua lhe vem pedir um carinho, ou o cãozinho que lhe abana a cauda.
Ame a vida e respeite-a nas suas várias formas!
Garanto-lhe que tem tanto direito de ser feliz como qualquer um dos meus gatinhos que da mesma forma que nós, sentem e amam!
E sabe o que pedem em troca de todo o carinho que nos dão? Nada! Nunca pedem nada! E é por isso que nós "humanos" nos esquecemos deles.
Pense nisto!
Por favor!